quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A Diferença entre Estar num Relacionamento e Estar Conectado

Muitas vezes uma sensação de medo, insegurança, angústia ou insatisfação se instala  no indivíduo por algum motivo que ele não sabe explicar.
Quando duas pessoas estão juntas, o discurso soa mais forte do que os atos, presta-se atenção nas palavras. No entanto, quando ocorre o afastamento para as atividades do dia a dia convive-se com o eco das atitudes. Se estas estiverem alinhadas ao discurso, uma convivência saudável prevalece produzindo uma sensação de bem-estar e segurança. quando as atitudes são dissonantes o ser registra a sensação de desamparo e descuido. A a angústia se instala, a sensação de insegurança, um mal estar não se sabe de onde. Por que será?
A angústia denuncia o que de fato está acontecendo. Em boa parte dos casos, as pessoas podem entrar em negação. Estar só pode ser mais assustador do que um relacionamento que não supre. O cuidado é o que permite a conexão psíquica.
Ter um relacionamento, não necessariamente significa estar conectado. E por não estar conectado, as vivências não são apreendidas como genuínas.
Cuidado, respeito e amizade constroem grandes amores. Onde há mágoa e ressentimento não há conexão, onde há ausência não há conexão, onde há mal entendido constante não há conexão.
E será que existem relacionamentos sem mal entendidos? Não, mas existem relacionamentos onde mal entendidos constituem aprendizados para o amadurecimento da relação. 
Um pedido de desculpas não anula  a mágoa. O que liberta é a disponibilidade do indivíduo para investigar a si mesmo e comunicar suas emoções.
Conexão é o 'estar disponível para mudar', para se propor a experimentar um padrão diferente dos anteriores.

Conexão é abrir uma nova página, esvaziar as gavetas e desconstruir-se para validar novas experiências, não trazer histórias velhas e desgastadas para a nova vida, e principalmente, se permitir uma nova forma de se relacionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário