Há muito tempo assisti a um filme chamado O Clube da Felicidade e da Sorte. São histórias de imigrantes chineses que foram buscar uma vida melhor nos Estados Unidos. Levaram consigo os valores de sua cultura esperando moldar seu filhos ao estilo americano de sucesso. A segunda geração desses imigrantes sofreu com a antítese dos valores recebidos em casa e o modelo pouco tradicional vivenciado no dia a dia. A assimilação foi inevitável. Os conceitos herdados não cabiam no american way of life.
Os valores aprendidos e vivenciados com nossos pais orientam como vamos viver nossas vidas. De acordo com os valores que recebemos escolheremos nossa carreira, relacionamentos, amigos e faremos as escolhas que moldarão nosso destino.
O que precisamos averiguar são os conceitos acerca de assuntos cuja percepção mudou ao longo do tempo. Não enxergamos o mundo exatamente igual aos nossos antepassados nem possuímos os mesmos talentos e experiências. Todo o aprendizado é válido, mas precisamos usar nosso poder de análise para pinçar o que nos serve e acrescentar conceitos construídos a partir de nossas experiências.
É preciso averiguar se estamos nos direcionando ou deixando a correnteza nos levar. Se buscamos nosso desejo ou estamos cumprindo o desejo dos pais. Qual é nossa própria verdade? O que estamos buscando de fato? Qual o significado da vida que se está levando? Algumas pessoas vivem buscando constante conexão e recuperação de um passado que não será possível vivenciar da mesma forma.
As crianças crescem, os divórcios surgem, a carreira profissional se transforma, os amigos se vão. No entanto, virão outros relacionamentos em outro moldes, outra forma de se relacionar com as crianças que agora cresceram, pode haver mudança de carreira ou mudança na forma de executar o trabalho que se faz há vários anos. Tudo muda. Nossos conceitos acerca das coisas também devem mudar, pois estarão sempre em construção de acordo com a expansão de nossa mente mediante os aprendizados sempre em construção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário